Começámos por abrir um novo ficheiro no NotePad++ com o objectivo de criar um comando com as seguintes direcções.
Em que as variáveis tomam os seguintes valores:
a=3
b=9
c=16
Guardar o ficheiro com o nome ''cv2''em formato .lsp.
No AutoCad:
a=3
b=9
c=16
Guardar o ficheiro com o nome ''cv2''em formato .lsp.
No AutoCad:
Comando APPLOAD - ENTER - carregar o ficheiro ''cv2''
Comando (cv2 3 9 16) - ENTER, cujo resultado é 0.075metros.
Comando (cv2 3 9 16) - ENTER, cujo resultado é 0.075metros.
Este comando será utilizado para descobrir, a partir da escala do desenho e de uma medida retirada do mesmo, o objecto à escala real.
Após o esclarecimento de dúvidas relativas ao pormenor e à escala iniciámos um novo exercício:
Criação de um cubo hiperbólico cujas características são:
Criação de um cubo hiperbólico cujas características são:
8 vértices;
6 faces com os mesmo ângulos - que são hiperbolóides;
12 arestas - que são hipérboles.
Comando BOX - ENTER - 0,0 - ENTER - 100,100,100 - ENTER
6 faces com os mesmo ângulos - que são hiperbolóides;
12 arestas - que são hipérboles.
Comando BOX - ENTER - 0,0 - ENTER - 100,100,100 - ENTER
Comando VPOINT - ENTER - 0,0 - ENTER - (1,-1,2) - ENTER
Comando SHADEMODE - ENTER - SKETCHY - ENTER.
Para voltar à visualização anterior:
Comando SHADEMODE - ENTER - 2DWIREFRAME - ENTER.
Comando SHADEMODE - ENTER - 2DWIREFRAME - ENTER.
Criar um layer de nome ''rectângulo'' de cor vermelha e torná-lo layer de trabalho.
Comando OSNAP - ENTER: manter seleccionadas as seguintes opções:
Comando LINE - ENTER - seleccionar os pontos pela seguinte ordem: 1- superior esq; 2- inferior esq; 3- superior direito; 4- inferior direito; voltar ao primeiro ponto
Comando LINE - ENTER - criar uma linha resultante da união do ponto médio das duas diagonais das faces.
Recorremos a um novo comando UCS que gere o sistema de coordenadas:
Comando UCS - ENTER - 3P - ENTER - seleccionar os pontos pela seguinte ordem: inferior esq; inferior direito e superior esq.
Congelar o layer do cubo, layer''0'',de modo a aparecerem apenas as linhas vermelhas.Comando UCS - ENTER - 3P - ENTER - seleccionar os pontos pela seguinte ordem: inferior esq; inferior direito e superior esq.
Comando PLAN - ENTER - ENTER
Com isto, obtivemos a seguinte imagem:
Comando OFFSET - ENTER - 15 - ENTER - seleccionar o eixo vertical - ENTER - mover o cursor para a esquerda.
Comando POINT - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção do eixo vertical com o eixo transversal.
Para que o ponto seja visível vamos regenerar o modelo:Comando PDMODE - ENTER - 35 - ENTER
Apagar a recta vertical auxiliar que originou o tal ponto.
Criar um novo layer de nome ''pontos da hipérbole'' e torná-lo layer de trabalho.Desenhar uma circunferência cujo raio vai desde o ponto CH(centro da hipérbole) ao ponto criado.
Comando CIRCLE - ENTER
Copiar o eixo vertical:
Comando COPY - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - arrastá-la para os locais pretendidos.
Comando COPY - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - arrastá-la para os locais pretendidos.
Seleccionar o layer ''pontos da hipérbole''.
Comando POINT - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção do Eixo Transversal com a recta vertical copiada.
Apagar as entidades auxiliares: circunferência e a recta vertical.
Comando MIRROR - ENTER - seleccionar os dois pontos - ENTER - seleccionar dois pontos do Eixo Vertical - ENTER.
Para criar mais tres rectas verticais:
Comando OFFSET - ENTER - 20 - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - deslocar o rato para o lado esquerdo clicar - clicar noutro ponto mais à esquerda - clicar noutro ponto mais à esquerda da última recta - ENTER.
Comando EXTEND - ENTER - seleccionar a última recta vertical da esquerda - ENTER - seleccionar Eixo Transversal - ENTER
Evidenciar as intersecções das três rectas criadas com o Eixo Transversal:
Comando POINT - ENTER - seleccionar os três pontos resultantes da intersecção das três rectas verticais com Eixo Transversal.
Comando POINT - ENTER - seleccionar os três pontos resultantes da intersecção das três rectas verticais com Eixo Transversal.
Atribuição de números aos pontos para uma mais fácil explicação:
Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o centro da circunferência: ponto 2 - ENTER - ENTER.
Apagar o primeiro círculo auxiliar.
Comando ERASE - ENTER.
Comando ERASE - ENTER.
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 3.
Comando CIRCLE - ENTER - O centro da circunferência é o ponto 2' e este círculo apresenta o mesmo raio que o anterior.
Comando CIRCLE - ENTER - O centro da circunferência é o ponto 2' e este círculo apresenta o mesmo raio que o anterior.
Marcar os dois primeiros pontos da hipérbole, resultantes da intersecção das duas circunferências
Comando POINT - ENTER
Comando POINT - ENTER
Apagar os círculos auxiliares.
Comando ERASE - ENTER.
Repetimos o mesmo processo para as restantes rectas verticais de modo a definir os seis pontos pretendidos.
Segunda recta vertical:
Segunda recta vertical:
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e o raio é também definido pelo ponto 4.
Criar um círculo com centro no ponto 2 e raio igual ao anterior:
Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o ponto 2 - ENTER - ENTER.
Criar um círculo com centro no ponto 2 e raio igual ao anterior:
Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o ponto 2 - ENTER - ENTER.
Apagar o círculo auxiliar anterior a este.
Comando ERASE - ENTER
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 4.
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 4.
Fazer uma nova circunferência cujo centro é o ponto 2' e com o mesmo raio que a circunferência anterior.
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 2' - ENTER - ENTER.
Apagar o círculo intermédio:
Comando ERASE - ENTER
Comando ERASE - ENTER
Marcar os pontos resultantes da intersecção dos dois círculos
Comando POINT - ENTER
Comando POINT - ENTER
Apagar os dois círculos auxiliares
Comando ERASE - ENTER
Comando ERASE - ENTER
Terceira recta vertical:
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e o raio também é definido pelo ponto 5.
Criar uma nova circunferência com centro 2 e com o mesmo raio da anterior.
Criar uma nova circunferência com centro 2 e com o mesmo raio da anterior.
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 2 - ENTER - ENTER.
Apagar a circunferência criada anterior a esta.
Comando ERASE - ENTER
Comando ERASE - ENTER
Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 5.
Criamos outra circunferência cujo centro é o ponto 2' e o raio é igual ao da circunferência anterior.
Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o ponto 2' - ENTER - ENTER.
Apagar o círculo auxiliar criado antes deste último.
Comando ERASE - ENTER
Comando ERASE - ENTER
Definir os pontos resultantes da intersecção das duas circunferências.
Comando POINT - ENTER

Apagar os círculos auxiliares:
Comando POINT - ENTER

Apagar os círculos auxiliares:
Comando ERASE - ENTER
Comando SPLINE - ENTER - FIT - ENTER - seleccionar os pontos pela respectiva ordem:
Para prolongar a linha azul:
Comando OFFSET - ENTER - 1 - ENTER - seleccionar a primeira recta vertical da esquerda e puxá-la para a direita - ENTER.
Comando OFFSET - ENTER - 1 - ENTER - seleccionar a primeira recta vertical da esquerda e puxá-la para a direita - ENTER.
Explorámos um novo comando , FILLET, que arredonda e fileta arestas de objectos.
Comando FILLET - ENTER - R - ENTER - 0 - ENTER - seleccionar a linha azul e a linha resultante do OFFSET.
Comando FILLET - ENTER - R - ENTER - 0 - ENTER - seleccionar a linha azul e a linha resultante do OFFSET.
Apagar a linha vertical à esquerda do eixo vertical.
Criar uma entidade singular que será a origem da hipérbole.
Comando BOUNDARY - ENTER - alterar a opção ''Polyline'' para ''Region''.
Seleccionar um dos pontos da parte superior do segmento azul.
Congelar todas as layers à excepção do cubo e do sólido.
Comando: VPOINT - ENTER - (1,-1,1.5) - ENTER
Comando: UCS - ENTER - Voltamos a definir o eixo.
Comando REVOLVE - ENTER - seleccionar a entidade roxa - ENTER - seleccionar os pontos da mesma identidade pela ordem respecitva: o ponto mais a esquerda e depois o mais à direita (inferiores) - 360 - ENTER.
Comando REVOLVE - ENTER - seleccionar a entidade roxa - ENTER - seleccionar os pontos da mesma identidade pela ordem respecitva: o ponto mais a esquerda e depois o mais à direita (inferiores) - 360 - ENTER.
Recorremos ao mesmo comando, MIRROR, e seguimos o mesmo raciocínio para as restantes fases:
Comando MIRROR - ENTER
Seleccionar o objecto - ENTER
Seleccionar os pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente - ENTER.
Comando MIRROR - ENTER
Seleccionar o objecto - ENTER
Seleccionar os pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente - ENTER.

Alterar a posição do referencial:
Comando UCS - ENTER - X - ENTER - 90 - ENTER.
Comando UCS - ENTER - X - ENTER - 90 - ENTER.
Comando MIRROR - ENTER - seleccionar o''objecto'' - ENTER - seleccionar os pontos da diagonal de uma das faces pela respectiva ordem indicada:o ponto dois será onde se encontra a origem do sistema(os eixos) e assim, o um será o ponto oposto para fazer uma diagonal - ENTER.
Repetir o mesmo processo para as várias diagonais das faces, recorrendo aos referenciais escolhidos.
Comando UNION (parra unir todas as entidades):
Comando UNION - ENTER - ALL - ENTER - R- ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - ENTER
Comando SUBTRACT - ENTER - seleccionar o cubo - seleccionar os pratos - ENTER
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