terça-feira, 10 de dezembro de 2013

18ª Aula - 15.11.2013

    Demos inicio a esta aula ao fazer um exercício a fim de converter, no nosso pormenor construtivo, polegadas para metros. Utilizamos o exemplo de uma expressão - 3 + 9/16.
    Começámos por abrir um novo ficheiro no NotePad++ com o objectivo de criar um comando com as seguintes direcções.


    Em que as variáveis tomam os seguintes valores:
    a=3
    b=9
    c=16
    Guardar o ficheiro com o nome ''cv2''em formato .lsp.

    No AutoCad:
    Comando APPLOAD - ENTER - carregar o ficheiro ''cv2''
    Comando (cv2 3 9 16) - ENTER, cujo resultado é 0.075metros.

    Este comando será utilizado para descobrir, a partir da escala do desenho e de uma medida retirada do mesmo, o objecto à escala real.

    Após o esclarecimento de dúvidas relativas ao pormenor e à escala iniciámos um novo exercício:
    Criação de um cubo hiperbólico cujas características são:
    8 vértices;
    6 faces com os mesmo ângulos - que são hiperbolóides;
    12 arestas - que são hipérboles. 

    Comando BOX - ENTER - 0,0 - ENTER - 100,100,100 - ENTER


    Comando VPOINT - ENTER - 0,0 - ENTER - (1,-1,2) - ENTER 


    Comando SHADEMODE - ENTER - SKETCHY - ENTER.


    Para voltar à visualização anterior:
    Comando SHADEMODE - ENTER - 2DWIREFRAME - ENTER.


    Criar um layer de nome ''rectângulo''  de cor vermelha e torná-lo layer de trabalho.
    Comando OSNAP - ENTER: manter seleccionadas as seguintes opções:


    Comando LINE - ENTER - seleccionar os pontos pela seguinte ordem: 1- superior esq; 2- inferior esq; 3- superior direito; 4- inferior direito; voltar ao primeiro ponto


    Comando - LINE - ENTER - criar uma linha resultante da união do ponto médio de duas arestas. 
    Comando LINE - ENTER - criar uma linha resultante da união do ponto médio das duas diagonais das faces.



    Recorremos a um novo comando UCS que gere o sistema de coordenadas:
    Comando UCS - ENTER - 3P - ENTER - seleccionar os pontos pela seguinte ordem: inferior esq; inferior direito e superior esq.
    Congelar o layer do cubo, layer''0'',de modo a aparecerem apenas as linhas vermelhas.
    Comando PLAN - ENTER - ENTER
    Com isto, obtivemos a seguinte imagem:

    Comando OFFSET - ENTER - 15 - ENTER - seleccionar o eixo vertical - ENTER - mover o cursor para a esquerda. 
    Comando POINT - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção do eixo vertical com o eixo transversal.
    Para que o ponto seja visível vamos regenerar o modelo:Comando PDMODE - ENTER - 35 - ENTER


    Apagar a recta vertical auxiliar que originou o tal ponto.
    Criar um novo layer de nome ''pontos da hipérbole'' e torná-lo layer de trabalho.
    Desenhar uma circunferência cujo raio vai desde o ponto CH(centro da hipérbole) ao ponto criado.
    Comando CIRCLE - ENTER



    Copiar o eixo vertical:
    Comando COPY - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - arrastá-la para os locais pretendidos.


    Seleccionar o layer ''pontos da hipérbole''.
    Comando POINT - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção do Eixo Transversal com a recta vertical copiada.
    Apagar as entidades auxiliares: circunferência e a recta vertical.


    Para criar dois pontos também no lado direito:
    Comando MIRROR - ENTER - seleccionar os dois pontos - ENTER - seleccionar dois pontos do Eixo Vertical - ENTER.

    Para criar mais tres rectas verticais:
    Comando OFFSET - ENTER - 20 - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - deslocar o rato para o lado esquerdo clicar - clicar noutro ponto mais à esquerda - clicar noutro ponto mais à esquerda da última recta - ENTER.

    Comando EXTEND - ENTER - seleccionar a última recta vertical da esquerda - ENTER - seleccionar Eixo Transversal - ENTER


    Evidenciar as intersecções das três rectas criadas com o Eixo Transversal:
    Comando POINT - ENTER - seleccionar  os três pontos resultantes da intersecção das três rectas verticais com Eixo Transversal.
    Atribuição de números aos pontos para uma mais fácil explicação:


    Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e e raio é 3.



    Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o centro da circunferência: ponto 2  - ENTER - ENTER.

      Apagar o primeiro círculo auxiliar.
      Comando ERASE - ENTER.
      Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 3.
      Comando CIRCLE - ENTER - O centro da circunferência é o ponto 2' e este círculo apresenta o mesmo raio que o anterior.


      Comando ERASE - ENTER - Apagar o círculo feito antes deste último
      Marcar os dois primeiros pontos da hipérbole, resultantes da intersecção das duas circunferências
      Comando POINT - ENTER


      Apagar os círculos auxiliares.
      Comando ERASE - ENTER.
      Repetimos o mesmo processo para as restantes rectas verticais de modo a definir os seis pontos pretendidos.
      Segunda recta vertical:

      Comando CIRCLE  - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e o raio é também definido pelo ponto 4. 
      Criar um círculo com centro no ponto 2 e raio igual ao anterior:
      Comando CIRCLE - ENTER  - seleccionar o ponto 2 - ENTER - ENTER.


      Apagar o círculo auxiliar anterior a este.
      Comando ERASE - ENTER
      Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 4.
      Fazer uma nova circunferência cujo centro é o ponto 2' e com o mesmo raio que a circunferência anterior.
      Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 2' - ENTER - ENTER.

      Apagar o círculo intermédio:
      Comando ERASE - ENTER
      Marcar os pontos resultantes da intersecção dos dois círculos
      Comando POINT - ENTER


      Apagar os dois círculos auxiliares
      Comando ERASE - ENTER
      Terceira recta vertical:
      Comando CIRCLE  - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e o raio também é definido pelo ponto 5.
      Criar uma nova circunferência com centro 2 e com o mesmo raio da anterior.
      Comando CIRCLE - ENTER  - o centro da circunferência é o ponto 2 - ENTER - ENTER.

      Apagar a circunferência criada anterior a esta.
      Comando ERASE - ENTER
      Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 5.
      Criamos outra circunferência cujo centro é o ponto 2' e o raio é igual ao da circunferência anterior.
      Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o ponto 2' - ENTER - ENTER.


      Apagar o círculo auxiliar criado antes deste último.
      Comando ERASE - ENTER
      Definir os pontos resultantes da intersecção das duas circunferências.
      Comando POINT - ENTER
                                    
      Apagar os círculos auxiliares:
      Comando ERASE - ENTER


      Criar um novo layer de nome ''curva'', e torná-lo layer de trabalho.
      Comando SPLINE - ENTER - FIT - ENTER - seleccionar os pontos pela respectiva ordem:


      Para prolongar a linha azul:
      Comando OFFSET - ENTER - 1 - ENTER - seleccionar a primeira recta vertical da esquerda e puxá-la para a direita - ENTER.
      Explorámos um novo comando , FILLET, que arredonda e fileta arestas de objectos.
      Comando FILLET - ENTER -  R - ENTER - 0 - ENTER - seleccionar a linha azul e a linha resultante do OFFSET.


      Criar um novo layer de nome ''perfil'' e torná-lo layer de trabalho.
      Apagar a linha vertical à esquerda do eixo vertical.
      Criar uma entidade singular que será a origem da hipérbole.
      Comando BOUNDARY - ENTER - alterar a opção ''Polyline'' para ''Region''.
      Seleccionar um dos pontos da parte superior do segmento azul.


      Congelar todas as layers à excepção do cubo e do sólido.


      Comando: VPOINT - ENTER - (1,-1,1.5) - ENTER


       Comando: UCS - ENTER - Voltamos a definir o eixo.

      Comando REVOLVE - ENTER - seleccionar a entidade roxa - ENTER - seleccionar os pontos da mesma identidade pela ordem respecitva: o ponto mais a esquerda e depois o mais à direita (inferiores) - 360 - ENTER.



      Comando: MIRROR - ENTER - seleccionar a identidade - ENTER - seleccionar a diagonal da base pela seguinte ordem: o vórtice mais à esquerda e depois o mais à direita (da base inferior)- ENTER




      Recorremos ao mesmo comando, MIRROR, e seguimos o mesmo raciocínio para as restantes fases:
      Comando MIRROR - ENTER
      Seleccionar o objecto - ENTER
      Seleccionar os pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente - ENTER.


                                         

      Alterar a posição do referencial:
      Comando UCS - ENTER - X - ENTER - 90 - ENTER.
      Comando MIRROR - ENTER - seleccionar o''objecto'' - ENTER - seleccionar os pontos da diagonal de uma das faces pela respectiva ordem indicada:o ponto dois será onde se encontra a origem do sistema(os eixos) e assim, o um será o ponto oposto para fazer uma diagonal - ENTER.


      Repetir o mesmo processo para as várias diagonais das faces, recorrendo aos referenciais escolhidos. 
      Comando UNION (parra unir todas as entidades):
      Comando UNION - ENTER - ALL - ENTER - R- ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - ENTER
      Comando SUBTRACT - ENTER - seleccionar o cubo - seleccionar os pratos - ENTER


      Passagem para o modo de visualização SHADEMODE a fim de melhorar a percepção volumétrica do objecto;


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