sábado, 9 de novembro de 2013

5ª aula – 02.10.2013

Demos início a esta aula ao recordarmos todos os comandos que foram utilizados para a resolução do exercício do dado: BOX; SPHERE; ZOOM; XLINE; OFFSET; UNION; SUBTRACT; SECTION; ALIGN; ROTATE; LAYER; MODELSPACE; TILEMODE; VPOINT; OSNAP; PLAN.
Começamos com um exercícios de revisão do uso de comandos como o SUBTRACT e o UNION.

1º exercicio
Criamos um cubo com uma esfera no seu interior. Comandos: CUBE, SPHERE

De seguida usamos o comando SUBTRACT de forma a criar um vazio com a forma da esfera no cubo.


2º exercico
Criar três esferas que se intersectem e unir as que se encontram nos extremos.
Comandos: SPHERE e UNION



Em seguida subtrair a esfera que se encontra no meio, ficando apenas com as duas esferas das extremidades.


Após a execução destes exercícios, voltámos ao exercício das aulas anteriores, o dado. Nesta aula colocámos os cortes, criados no dado, em papel.
Ao clicarmos nessa opção devemos encontrar de imediato uma folha em branco e mudamos o nome de Layout para Folha A3. Para configurarmos a folha temos de usar o comando PAGESETUP. Escolhemos a opção ”modify…” e assim confirmei se tava em A3.
Depois temos de criar uma janela na folha. Comando: MVIEW – ENTER - desenhamos a janela com o tamanho que queremos e em seguida criamos uma layer com o nome de "Janela".



Clicamos no interior da janela anteriormente criada para trabalharmos em MS. Vamos até à janela das layers e na coluna "VP Freeze" congelamos todas as layers menos as layers "janela" e "Planta 2.5".

 


Com o processo anterior, selecionamos apenas as layers que queremos ver na janela do PS.
Comando: VPOINT (para mudar o ponto de vista da layer que esta a ser apresentada na janela) – ENTER - 0,0,0 (para vermos em planta) - ENTER.

 



Depois temos de mudar a escala para a que queremos trabalhar (neste caso 1:100).
Comando: ZOOM – ENTER - 1000/100xp – ENTER.
Para verificarmos se a escala está correcta temos de passar para PS e depois selecionar o comando XLINE – ENTER – V – ENTER – clicar numa das extremidades do objecto (planta) e o comando OFFSET – ENTER – 100 – ENTER.




Depois de verificarmos se a escala está correcta, apagamos as linhas e fazemos duas cópias da janela e em seguida trancamos as janelas para que a escala não seja alterada.


Para editar as restantes janelas temos de desligar a opção LOCK em todas. Selecionar o comando MVIEW – ENTER – LOCK – ENTER – OFF – selecionar janelas – ENTER.
Para aparecer a Planta 5 na segunda janela o processo é semelhante  ao da planta 2.5. Entramos na janela a trabalhar em duplo click. Comando LAYER – congelar todos os layers  à excepção do layers Planta 5 e Janelas, através da opção Freeze in Current Viewport.
Para aparecer a Planta 7.5 na terceira janela o processo é o mesmo com a diferença que temos de congelar todos os layers à excepção dos layers Planta 7.5 e Janelas. Depois trancamos as três janelas. Comando MVIEW – ENTER – LOCK – ENTER – ON – ENTER.




Criámos mais duas janelas de modo a colocar em vista os cortes. Comando CP (Copy) – ENTER.

Repetimos o mesmo processo utilizado nas plantas mas desta vez a intenção é visualizar os cortes L e T.


As plantas estão correctamente representadas uma vez que escolhemos a opção VIEWPOINT adequado às plantas. Já os cortes longitudinal e transversal são representados apenas por uma linha (pois estão vistos em planta).
Para posicionar como cortes, teremos de escolher viewpoints diferentes, que não se adequem às plantas. Para obter o resultado pretendido clicamos nas respectivas janelas e colocamos para: o corteL: VP – ENTER – 0,-1,0 – ENTER e para o corteT: VP – ENTER - -1,0,0 – ENTER.
Depois temos de trancar tudo - MVIEW – ENTER – LOCK – ENTER – ON - ENTER


Sem comentários:

Enviar um comentário