sexta-feira, 8 de novembro de 2013

4ª Aula - 27.09.2013

Nesta aula começamos a colocação das esferas no cubo, criando assim um dado.
Colocámos a 1ª esfera na face que tinha a malha, utilizando o comando SPHERE. SPHERE - ENTER - escolher o local onde a esfera irá ficar- ENTER - medida do diâmetro (1) - ENTER.


De seguida deslocámos a malha para a face oposta (a de cima), através do comando MOVE. MOVE - ENTER - seleccionar as linhas de partida e o ponto do plano de chegada - ENTER.


Ao termos a malha em cima já nos era possível colocar mais esferas (a face com 6 esferas). Utilizamos o comando COPY - ENTER - seleccionar a esfera já existente e colocamos nos locais pretendidos - ENTER.
Depois para deslocar a malha para o sentido vertical (outra face - lateral) utilizamos o comando ALIGN. ALIGN - ENTER - seleccionar as linhas da malha - ENTER - seleccionar o ponto de partida (1) para o ponto de chegada (1´ - coincide com o o ponto 2), seleccionar o ponto de partida (2) para o ponto de chegada (2´) e depois seleccionar o ponto 3 para o 3´ - ENTER. E, este processo tem que ser feito também para a outra malha.


Depois fazemos outra vez a copia das esferas para pôr as 5 esferas naquela face.


Teremos que usar este processo dos comandos ALIGN e COPY até concluirmos o dado todo. E, no final, apagamos a malha. Seleccionar a malha - ERASE - ENTER.


Após termos o dado completo, mudamos o seu aspecto visual no comando SHADEMODE.
Utilizamos o comando SUBTRACT para retirar a parte exterior das esferas. Da seguinte forma: SUBTRACT - ENTER - seleccionar a superfície da qual queremos subtrair os objectos (o cubo) - ENTER - seleccionar os objectos que queremos subtrair (as esferas) - ENTER.


Depois de concluirmos o dado, passámos à representação bidimensional, apresentando dois cortes e três plantas. Usando o comando LAYER - onde criei novas layer com os seguintes nomes: 
Planta 2.5
Planta 5
Planta 7.5
Corte T
Corte L

De seguida mudámos também as suas cores para ser mais fácil de se identificarem. 
Após isto, seleccionamos a layer 2.5.


Fechamos a janela dos layer. Para a representação desta layer usamos o comando SECTION - ENTER -seleccionamos o objecto - ENTER - xy (que é o plano paralelo a que esse corte irá ficar) - ENTER - 0,0,2.5 (as coordenadas) - ENTER.


Passamos sobre o mesmo processo para criar as plantas 5 e 7.5, apenas mudando as coordenadas.


Relativamente aos corte utilizamos o mesmo comando e da mesma forma. Alteramos apenas o plano (zx para o corte T e yz para o corte L) e, quando nos forem pedidas as coordenadas escrevemos MID (para ficar a meio) e depois seleccionamos a aresta do cubo que pretendemos que isso aconteça.



Sem comentários:

Enviar um comentário